sábado, 11 de setembro de 2010

Cabul como Cidade Ideal

Galera, depois de um bom tempo sem escrever acho que é bom voltar com alguma coisa mais bem bolada ne ?! Por isso decidi publicar aqui um texto feito por mim, a pedido do professor Luiz Claudio _ de geografia e filosofia_ onde ele pedia que comparássemos as nossas cidades escolhidas no projeto de geografia (no caso, a minha é Cabul) com o pensamento de Cidade Ideal _ Callipolis _ de Platão.
Então aí está. Fiquem a vontade para opinar, criticar ou elogiar. O blog é de vocês! =D

As diversas Callípolis

A proposta de Platão da construção de uma cidade perfeita baseada em Callípolis, descrita em sua obra A Republica, tenta estruturar um lugar onde o Estado seria incumbido da educação das crianças e de toda a administração social, para que esta fosse a melhor, e cada cidadão teria um papel na sociedade de acordo com o nível de sua alma. Porém, a implantação dessa cidade seria dificultada pela corrupção daqueles que alcançam grande controle, como os governantes, e também pela diferença das preferências do ser humano.

Tomando a cidade de Cabul como exemplo, capital do Afeganistão, fica fácil explicar que não seria tão fácil assim construir uma cidade ideal. Um grupo de islamitas extremistas denominado Talibã tomou tal capital e passou a controlar a população afegã em 1996, com o objetivo de recuperar, após a invasão soviética, os principais aspectos do islamismo. Porém, o Estado teocrático que seria ideal para o Talibã não era o mesmo sonho de todos os habitantes da nação. Então essa disvergência, aliada ao abuso de poder por parte do grupo extremista, levou toda a nação e principalmente a capital Cabul à anos de sofrimento.

A Callípolis de um grupo islamita não é a mesma Callípolis para um grupo cristão, por exemplo, e a Cidade Bela de Platão completamente controlada pelo governo, não é o mesmo sonho de empresários capitalistas que desejam uma economia livre de controles estatais.

Portanto, na condição limitada e imperfeita dos seres humanos é implausível construir uma Cidade Ideal que seja agradável a todas as pessoas, levando em conta a diversidade de ideais e sonhos de cada um, pois todos são diferentes.

Ludgargano