domingo, 24 de outubro de 2010

Programa de expansão da internet para estudantes afegãos





Um programa da OTAN no Afeganistão disponibilizará acesso gratuito à Internet de alta velocidade para 9000 estudantes universitários suplementares e seus docentes de sete províncias diferentes.
Graças a uma bolsa de 3,1 milhões dólares do governo dos EUA, a ligação à Internet de alta velocidade será estabelecida em universidades de Baghlan, Faryab, Ghazni, Helmand, Kunduz, Paktia e Parwan. 
A subvenção permitirá também o financiamento para aumentar a velocidade da banda larga na Universidade de Cabul e Educação Politécnica Universidade de Cabul, bem como nas universidades de Balkh, Herat e Nangarhar, que já estão todas atendidas pelo projeto da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O trabalho começou em 01 de outubro de 2010 e está programado para funcionar até setembro de 2013.
O projeto será realizado e facilitado pela Embaixada dos EUA em Cabul, no Afeganistão e pelo Ministério do Ensino Superior, em parceria com a Otan. 
O conselho tem sido uma parte integrante do projecto da Aliança internet popularmente chamado de "Virtual Silk Highway", em homenagem ao grande rota comercial da Rota da Seda ligando a Ásia e a Europa.

Nos últimos oito anos tem oferecido acesso gratuito à Internet de alta velocidade via satélite para as comunidades académicas na região do Cáucaso e da Ásia Central. Afghanistan’s Kabul University,  foi incluída em 2006.
Além de melhorar o ensino superior no Afeganistão, o Programa SILK-Afeganistan ajuda a desenvolver a capacidade do país, especialmente em tecnologia da informação e comunicação, um componente vital de qualquer economia em crescimento. Também oferece oportunidades de utilizar a educação a distância como ferramenta de ensino, incluindo vídeo-conferência de eventos de alto nível como a OTAN Cúpulas. 
O Programa é a chave para promover a cooperação e a compreensão mútua entre as pessoas, tanto local quanto internacionalmente.
Hoje, o Centro de Informação e Mídia do Governo, em Cabul, bem como 28 000 estudantes universitários e docentes de 11 universidades em Balkh, Bamiyan, Herat, Jawzjan, Cabul, Kandahar, Khost e províncias de Nangarhar estão ligados à rede mundial de informação.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário